Metallica - Kill 'Em All (1983)


Texto por Felipe Leonel

“Kill 'Em All” é o álbum de estreia da banda estadunidense de thrash metal Metallica, lançado pelo selo Megaforce Records em 25 de julho de 1983, há 38 anos.

Originalmente o nome do álbum seria “Metal Up Your Ass”, porém a gravadora achou muito agressivo, mudando o título para “Kill 'Em All”. (Nota: Como se “Mate Todos Eles” não fosse suficientemente agressivo).

A formação original do Metallica trazia James Hetfield (guitarra e vocal), Lars Ulrich (bateria), Ron McGovney (baixo) e Dave Mustaine (guitarra solo, backing vocal). Ron McGovney saiu da banda após descobrir que James e Lars planejavam substituí-lo por Cliff Burton. Já Mustaine foi demitido por uso excessivo de álcool e outras drogas, sendo substituído por Kirk Hamet, originalmente guitarrista de outra banda da cena thrash metal de Bay Area, o Exodus.

Apesar das diferenças, as contribuições de Mustaine nos primeiros anos do Metallica não foram negligenciadas. Mustaine recebeu crédito de coautoria em quatro das dez músicas do disco, ‘The Four Horsemen’ (originalmente chamada de ‘The Mechanix’), ‘Jump in the Fire’,  ‘Phantom Lord’ e ‘Metal Militia’.

“Kill ‘Em All” foi elogiado pela crítica já em seu lançamento e foi colocado nas listas de melhores álbuns de diversas publicações, mas não chegou a entrar na Billboard 200 durante o lançamento e só alcançou a posição 155 na lista apenas em 1986. O álbum gerou dois singles muito bem sucedidos, ‘Whiplash’ e ‘Jump in the Fire’.

No final de julho de 1983, o Metallica embarcou em uma turnê de dois meses intitulada “Kill 'Em All for One” com os co-headliners britânicos do Raven. O nome da turnê misturou os títulos dos álbuns que as duas bandas estavam promovendo, “Kill 'Em All” do Metallica e “All for One” do Raven, ambos lançados pela Megaforce. No final da turnê, o álbum já havia vendido mais de 60 mil cópias em todo o mundo dando início ao reconhecimento internacional da banda.

“Kill 'Em All” é considerado um álbum inovador para o thrash metal por sua musicalidade precisa, que funde a o estilo NWOBHM com uma pegada punk/hardcore. A abordagem musical e as letras do álbum eram marcadamente diferentes das do rock mainstream do início dos anos 80 e inspiraram várias bandas.

Em 1999, “Kill 'Em All” foi certificado com três discos de platina pela RIAA pelas mais de 3 milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos. Em 8 de junho de 2013, no Orion Festival, o Metallica foi anunciado aos palcos utilizando o nome Dehaan, banda fictícia criada pelos integrantes. Após o anúncio da apresentação, o Metallica tocou na íntegra “Kill ‘Em All” pela primeira vez para marcar o aniversário de 30 anos do álbum. Em 2017, “Kill 'Em All” foi eleito o 35º melhor álbum de metal de todos os tempos pela revista Rolling Stone.

Comentários

Postagens mais visitadas