Dream Theatre - Images and Words (1992)

 

Texto por Felipe Leonel 

“Images and Words” é o segundo álbum de estúdio da banda americana de metal progressivo Dream Theatre, lançado pelo selo Atco Records em 7 de julho de 1992, há 29 anos.

“Images and Words” é o primeiro álbum do grupo com a participação de James LaBrie nos vocais. Desde o seu lançamento, o álbum manteve sua posição como o álbum de estúdio de maior sucesso comercial da banda.

Com LaBrie como novo vocalista, a banda assinou contrato de sete álbuns com a Atco Records, e logo depois disso, começaram a gravar seu novo disco ainda no final de 1991. A produção foi marcada por tensões, já que a banda entrou em confronto com o produtor David Prater, incluindo incidentes em que Prater impediu a banda de entrar no estúdio e forçando o baterista Mike Portnoy a usar samples de caixa e bumbo usados em outro disco produzido Prater na mesma época, o álbum “Hold Your Fire” (1992) da banda FireHouse.

Originalmente, a banda pretendia lançar um álbum duplo, mas o plano foi rejeitado pela gravadora, fazendo com que várias músicas fossem retiradas do álbum. Uma dessas canções, ‘A Change of Seasons’, seria mais tarde regravada e lançada em um EP de mesmo nome em 1995.

‘Pull Me Under’ foi o primeiro single lançado e deu à banda um considerável sucesso comercial com exibição na MTV e rádios, obtendo um hit no top 10 na parada de Hot Mainstream Rock Tracks da Billboard. Quando o álbum foi lançado, vendeu em um ritmo constante, ajudado por uma extensa turnê mundial. A faixa é até hoje o único hit do Dream Theatre a entrar no Top 10 das rádios americanas. Em 2008, a canção voltou a aparecer entre as faixas mais tocadas do grupo nos streaming por fazer parte da trilha jogável de ‘Guitar Hero World Tour’.

“Images and Words” foi tocado na íntegra em várias ocasiões durante a etapa europeia da turnê "Chaos in Motion" de 2007, em comemoração ao 15º aniversário do álbum. Em 7 de julho de 2012, em um show em Austin, Texas, as canções ‘Pull Me Under’, ‘Another Day’ e ‘Metropolis’ foram tocadas como um bis para comemorar o 20º aniversário do álbum, além disso, ‘Surrounded’ também foi tocada durante o set principal. Em 2017, o Dream Theatre celebrou o 25º aniversário do álbum na turnê "Images, Words & Beyond" na Europa, iniciado em 30 de janeiro no Auditorium Parco Della Musica em Roma, Itália.

“Images and Words” foi um sucesso comercial moderado, alcançando a 61ª posição na parada da Billboard 200 dos EUA. É também o único álbum do Dream Theater a ser certificado com disco de ouro pela RIAA e continua sendo o álbum mais vendido até hoje, batendo as mais de 600 mil cópias vendidas somente nos EUA.

“Images and Words” foi amplamente aclamado pela crítica musical em seu lançamento. A revista alemã Rock Hard o elegeu o “Álbum do Mês” dizendo "O antigo termo, dos anos 1970, 'supergrupo' estabeleceu um padrão aperfeiçoado pelo Dream Theatre e, mesmo considerando as muitas influências em suas músicas, a versatilidade, a ligação de diferentes grooves e elementos melódicos dentro de cada faixa mostra como o grupo é transcendente no estilo como nenhuma outra banda".

Para a revista Metal Storm, “Images and Words” é "Uma obra-prima e também um álbum histórico, porque trouxe algo totalmente novo para a cena, esse famoso som de metal progressivo que se tornaria a assinatura do Dream Theater".

Em seu libro “Collector's Guide to Heavy Metal”, o jornalista canadense Martin Popoff elogiou a musicalidade da banda e "os arranjos complicados", mas não se emocionou com o trabalho o achando "um pouco autoconsciente e calculado para estar no verdadeiro espírito do progressivo rock".

O crítico Phil Carter, da AllMusic, ficou impressionado com a "Habilidade impressionante dos membros em seus respectivos instrumentos" e com o alcance vocal de LaBrie, escrevendo também que o álbum é uma "Excelente mistura de estilos de metal progressivo com vocais sinceros e letras instigantes".

Em 9 de abril de 2013, o álbum arrecadou o prêmio March Metal Madness de “Melhor Álbum de Metal de Todos os Tempos”, do site Loudwire em votação dos fãs. A canção ‘Under a Glass Moon’ foi premiada com o 98º melhor solo de guitarra pelo especializado em música About.com.

Em outubro de 2011, Images and Words foi classificado em 7º lugar na lista dos “10 Álbuns de Guitarra” da revista Guitar World. No mesmo ano, foi classificado em 1º lugar na lista dos “50 Melhores Álbuns de Rock Progressivo de 1990-2015” do site Prog Report. Quatro outros álbuns do Dream Theater completam a lista, “Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory” (3º lugar), “Six Degrees of Inner Turbulence” (14º lugar), “Awake” (18º lugar) e “Train of Thought” (38º lugar).

Em 2017, foi classificado em 95º na lista dos "100 Melhores Álbuns de Metal de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone. Em 2013, “Images and Words” foi relançado em LP duplo de 180gr como edição limitada.

Comentários

Postagens mais visitadas