Black Sabbath - Sabotage (1975)

Texto por Felipe Leonel

“Sabotage” é o sexto álbum de estúdio da banda inglesa de heavy metal Black Sabbath, lançado pelo selo Vertigo Records em 27 de julho de 1975, há 46 anos.

“Sabotage” foi gravado em meio a um processo judicial conturbado com o ex-empresário da banda Patrick Meehan. O estresse resultante dos contínuos problemas legais se infiltrou no processo de composição, inspirando o título do álbum.

“Sabotage” começou a ser gravado ainda em fevereiro de 1975, novamente na Inglaterra, no Morgan Studios em Willesden, Londres, e foi co-produzido pelo guitarrista Tony Iommi e pelo produtor Mike Butcher.

O álbum continua a mistura de influências musicais da banda, apresentando tons de blues, hard rock, com músicas mais pesadas e melodias experimentais mais suaves (‘Supertzar’ e ‘Am I Going Insane [Radio])’.

A faixa ‘The Writ’, é uma das poucas canções do Black Sabbath com letras compostas pelo vocalista Ozzy Osbourne, normalmente escritas pelo baixista Geezer Butler. A música é também inspirada nos processos judiciais de Meehan e na frustração que Ozzy sentia quanto a isso, atacando violentamente o mundo da música como uma crítica selvagem dirigida especificamente ao antigo empresário.

A faixa instrumental ‘Don't Start (Too Late)’, intro de “Symptom of the Universe”, gravada no violão e totalmente acústica, é uma homenagem ao operador de som do grupo David Harris, que muitas vezes reclamava da banda por começar a tocar antes que ele tivesse preparado todo o equipamento.

Após seu lançamento, “Sabotage” gerou reações nada agradáveis da banda e dos fãs em relação a capa do álbum, considerada por muitos até hoje, como uma das piores capas de álbum da história do rock. O conceito de espelho invertido foi concebido por Graham Wright, técnico de bateria de Bill Ward, que também era artista gráfico.

O plano original era de que cada membro aparecesse na capa vestido de preto, mas durante o ensaio, nenhuma das vestimentas apropriadas foram fornecidas pela equipe, obrigando a banda a usar suas próprias roupas. No final, Ward acabou usando as meias-calças vermelhas de sua esposa e uma jaqueta preta que havia encontrado por lá, já que ele mesmo estava usando roupas muito casuais no momento.

Ainda em 1975, o grupo deu início a uma turnê promocional pelos EUA ao lado da formação original do Kiss, mas foram forçados a interromper poucos meses depois devido a um acidente de moto de Ozzy. A turnê também incluiu uma aparição, transmitida ao vivo, no programa de TV “Don Kirshner's Rock Concert”, no Santa Monica Civic Auditorium, apresentando as faixas ‘Killing Yourself To Live’, ‘Hole In The Sky’, ‘Snowblind’, ‘War Pigs’ e ‘Paranoid’.

“Sabotage” foi muito bem recebido em seu lançamento, e pela segunda vez, recebendo críticas favoráveis nos EUA depois do sucesso de “Paranoid” (1970), alcançando a 7ª posição nas paradas do Reino Unido e a 28ª nas paradas norte-americanas. Em 16 de junho de 1997, o álbum alcançou as 500 mil cópias vendidas nos EUA, arrecadando disco de ouro pela RIAA. “Sabotage” foi o primeiro disco do Black Sabbath a não alcançar disco de platina nos EUA.

Em 2017, a revista Rolling Stone classificou o álbum em 32º lugar na lista dos "100 Melhores álbuns de Metal de Todos os Tempos".

Uma curiosidade, segundo Iommi, as sessões de gravação do álbum foram o cenário de uma lendária jam session entre Black Sabbath e Led Zeppelin. A lembrança de Iommi pode ser imprecisa, no entanto, alguns registros mostram que o Zeppelin estava em turnê nos EUA no momento em que “Sabotage” estava sendo gravado. Já Ward, lembrar do momento exato da jam é algo um pouco confuso, segundo o baterista “Nem sei em que álbum estávamos trabalhando, mas uma das canções favoritas de John (Bonham) era 'Supernaut', então, quando eles foram para o estúdio, ele queria tocar 'Supernaut”.

 

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