Alice in Chains - Unplugged (1999)


Texto por Felipe Leonel

“Unplugged” é um álbum ao vivo acústico da banda estadunidense de grunge Alice in Chains, lançado pelo selo Columbia Records em 30 de julho de 1999, há 22 anos.

“Unplugged” foi originalmente gravado em 10 de abril de 1996 no Majestic Theatre da Brooklyn Academy of Music, em Nova York, e exibido no canal MTV em 28 de maio do mesmo ano como parte de uma série de apresentações, intituladas “MTV Unplugged” e com a participação de diversas bandas, capitaneadas pelo canal.

A performance foi a primeira aparição ao vivo da banda em dois anos e meio e uma das últimas com o vocalista Layne Staley antes de sua morte em 2002.

O disco compila versões acústicas das músicas mais famosas da banda e apresenta uma canção inédita, ‘Killer Is Me’. A versão acústica de ‘Over Now’, lançada originalmente no álbum homônimo de 1995, foi lançada como single como parte promocional do acústico. As músicas ‘Angry Chair’, ‘Frogs’ e ‘Killer Is Me’ foram cortadas da exibição original no canal, mas acabaram sendo incluídas nas versões para venda.

A apresentação completa ganhou lançamento em CD, VHS e DVD e foi certificado com disco de platina pela RIAA pela venda de mais de 1 milhão de cópias somente nos Estados Unidos.

“Unplugged” é comumente tido como uma das apresentações mais memoráveis da série "MTV Unplugged" já feitas, comparável a famosas edições feitas pelas bandas Nirvana e Kiss.

O baixo de Mike Inez contém escrita a frase "Friends Don't Let Friends Get Friends Haircuts" (Amigos não deixam amigos fazerem um corte de cabelo de amigos), se referindo a banda Metallica, ao qual seus membros tinham recentemente cortado seus cabelos antes do lançamento do álbum “Load” 1996, causando polêmica na época. Todos os quatro integrantes do Metallica estavam presentes durante a apresentação/gravação do acústico.

Comentários

Postagens mais visitadas