Ozzy Osbourne - Scream (2010)


Texto por Felipe Leonel

“Scream” é o décimo primeiro álbum de estúdio do vocalista inglês de heavy metal Ozzy Osbourne, lançado pelo selo Epic Records em 11 de junho de 2010, há 11 anos. 

“Scream” foi gravado no "The Bunker", estúdio caseiro de Ozzy, em Los Angeles (Califórnia), e foi produzido por Ozzy e Kevin Churko, que já havia trabalhado no álbum “Black Rain” (2007). O álbum se chamaria originalmente “Soul Sucka”, mas foi alterado pouco antes do lançamento depois que os fãs expressaram suas objeções ao título. 

“Scream” é o único disco de estúdio de Ozzy com a participação de Gus G na guitarra, substituindo Zakk Wylde, e também o primeiro com a participação do tecladista Adam Wakeman, que já vinha trabalhando ao lado do vocalista como músico de turnê desde 2004. Embora esteja creditado como baterista no disco, Tommy Clufetos participou apenas da turnê promocional, em estúdio a bateria ficou a cargo de Kevin Churko. 

“Scream” é o primeiro álbum de Ozzy desde “The Ultimate Sin”, lançado em 1986, a usar o logotipo clássico do vocalista na capa. 

Em 15 de junho de 2010, como parte promocional do disco, foi disponibilizada para download para a série de videogames Rock Band um track pack com seis canções, três do álbum “Scream” - ‘Let Me Hear You Scream’, ‘Soul Sucker’ e ‘Diggin 'Me Down’ - junto a outras três canções de álbuns anteriores de Ozzy – ‘I Don't Wanna Stop’ (Black Rain [2007]), ‘Crazy Babies’ (No Rest for the Wicked [1988]) e ‘No More Tears’ (No More Tears [1991]). 

Em 12 de junho de 2010, outro evento promocional ocorreu no Dodger Stadium, em Los Angeles, durante uma partida de baseball entre os times Los Angeles Dodgers e o Los Angeles Angels. No meio do quinto turno do jogo, Ozzy encorajou a multidão a gritar o título do álbum tão alto quanto tanto quanto possível, com o objetivo de estabelecer o Recorde Mundial do Guinness para o grito mais alto e mais longo de uma multidão; a tentativa teve sucesso. Ozzy também apareceu em muitos novos comerciais de diversos produtos e marcas diferentes e para promover o álbum. 

“Scream” teve recepção morna entre os fãs e foi considerado comercialmente decepcionante em comparação com os trabalhos anteriores do vocalista, ainda que tenha feito sucesso moderado, alcançando as 4ª e 12ª posições nas paradas da US Billboard 200 e UK Charts, respectivamente. 

O primeiro single promocional lançado, ‘Let Me Hear You Scream’, alcançou a 6ª e 1ª posições nas paradas American Rock Songs e US Mainstream Rock Tracks, respectivamente. A faixa é o segundo single de Ozzy a alcançar tal posição. O canal americano de TV CBS também promoveu a música no 6º episódio da temporada "Redemption" da série “CSI:NY”. 

‘Life Won't Wait’ alcançou o 1º lugar na parada canadense de rock Mediabase, sendo terceiro single do vocalista a alcançar tal feito. A canção também fez parte da trilha-sonora do longa de terror “Saw 3D” (2010), tocada durante os créditos finais do filme e também no videogame “Madden NFL 11”, junto a canção “Crazy Train”. 

Em 5 de outubro de 2010, foi lançado nos EUA uma versão em CD duplo, a "Tour Edition", contendo o álbum original e mais sete canções bônus no segundo disco – ‘One More Time’ (uma pré-encomenda exclusiva do iTunes), ‘Jump the Moon’ (faixa bônus do lançamento japonês), ‘Hand of the Enemy’ (retirada das sessões de “Scream”), e quatro faixas ao vivo gravadas durante a turnê no Reino Unido – ‘Bark at the Moon’, ‘Let Me Hear You Scream’, ‘No More Tears’ e uma versão de ‘Fairies Wear Boots’, do Black Sabbath.
 

Comentários

Postagens mais visitadas