Motörhead - Inferno (2004)

Texto por Felipe Leonel

"Inferno" é o décimo sétimo álbum de estúdio da banda britânica de rock Motörhead, lançado pelo selo Steamhammer em 22 de junho de 2004, há 17 anos.

"Inferno" foi o primeiro álbum do Motörhead produzido por Cameron Webb. Webb, junto a banda, tentou criar o disco mais pesado do grupo até então, emulando a essência de trabalhos mais antigos do Motörhead, mas utilizando as influências do heavy metal moderno.

O álbum foi todo composto em apenas seis semanas e, após uma semana de intervalo, foi gravado enquanto as músicas ainda estavam “frescas”.

A faixa de encerramento, ‘Whorehouse Blues’, se distingue do restante do disco, influenciada pelo country blues e utilizando três violões, foi gravada pelos três membros tocando o instrumento com Lemmy adicionando gaita ao final. A canção também ganhou um vídeoclipe promocional, gravado no clube noturno de Peter Stringfellow (empresário britânico dono de diversos clubes do tipo). Segundo Stringfellow, o nome da música não era apropriado se opondo ao título da canção e suas associações retirando posteriormente qualquer envolvimento. Em 2009, a faixa ‘In the Black’ entrou para a trilha sonora do videogame Brütal Legend.

A capa de "Inferno" foi mais uma vez criada pelo artista de longa data do grupo, Joe Petagno, e apresenta uma versão de Snaggletooth, mascote da banda, com três cabeças cromadas em processo de formação na fundição com seu metal sendo derramado e atravessando o centro da imagem. A ilustração, segundo Petagno, teve influência no deus grego da guerra Marte.

"Inferno" foi bem recebido pela crítica e público em seu lançamento. Segundo Guy Strachan, da revista Terrorizer, o álbum foi "O melhor álbum que o Motörhead já gravou". Para Ian Winwood, da revista Mojo, "Há toques de blues aqui, de punk e de metal tocado por uma banda cuja nitidez e precisão são hoje frequentemente esquecidas."

Em 2011, o biógrafo Joel McIver escreveu "Inferno é uma explosão do início ao fim. Seu som moderno e pesado combinava perfeitamente com as músicas, era quase como se, sem perceber, o Motörhead tivesse marcado sua identidade no álbum mais honestamente do que em qualquer outro álbum por pelo menos uma década. "

Em 2013, Lee Marlowe, da revista Classic Rock afirmou que, a canção, “Killers é tão cativante quanto qualquer coisa no vasto catálogo da banda, um destaque estridente em um dos álbuns mais fortes que eles fizeram, enquanto ‘Whorehouse Blues’ faz todo o sentido.

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