Motörhead - Inferno (2004)
Texto por Felipe Leonel
"Inferno" é o décimo sétimo álbum de estúdio da banda britânica de rock Motörhead, lançado pelo selo Steamhammer em 22 de junho de 2004, há 17 anos.
"Inferno" foi o primeiro álbum do Motörhead produzido por Cameron Webb. Webb,
junto a banda, tentou criar o disco mais pesado do grupo até então, emulando a
essência de trabalhos mais antigos do Motörhead, mas utilizando as influências do
heavy metal moderno.
O álbum foi todo composto em apenas seis semanas e, após uma semana de
intervalo, foi gravado enquanto as músicas ainda estavam “frescas”.
A faixa de encerramento, ‘Whorehouse Blues’, se distingue do restante do disco,
influenciada pelo country blues e utilizando três violões, foi gravada pelos
três membros tocando o instrumento com Lemmy adicionando gaita ao final. A
canção também ganhou um vídeoclipe promocional, gravado no clube noturno de
Peter Stringfellow (empresário britânico dono de diversos clubes do tipo).
Segundo Stringfellow, o nome da música não era apropriado se opondo ao título
da canção e suas associações retirando posteriormente qualquer envolvimento. Em
2009, a faixa ‘In the Black’ entrou para a trilha sonora do videogame Brütal
Legend.
A capa de "Inferno" foi mais uma vez criada pelo artista de longa data do grupo,
Joe Petagno, e apresenta uma versão de Snaggletooth, mascote da banda, com três
cabeças cromadas em processo de formação na fundição com seu metal sendo
derramado e atravessando o centro da imagem. A ilustração, segundo Petagno,
teve influência no deus grego da guerra Marte.
"Inferno" foi bem recebido pela crítica e público em seu lançamento. Segundo Guy
Strachan, da revista Terrorizer, o álbum foi "O melhor álbum que o
Motörhead já gravou". Para Ian Winwood, da revista Mojo, "Há toques
de blues aqui, de punk e de metal tocado por uma banda cuja nitidez e precisão
são hoje frequentemente esquecidas."
Em 2011, o biógrafo Joel McIver escreveu "Inferno é uma explosão do início
ao fim. Seu som moderno e pesado combinava perfeitamente com as músicas, era
quase como se, sem perceber, o Motörhead tivesse marcado sua identidade no
álbum mais honestamente do que em qualquer outro álbum por pelo menos uma
década. "
Em 2013, Lee Marlowe, da revista Classic Rock afirmou que, a canção, “Killers é
tão cativante quanto qualquer coisa no vasto catálogo da banda, um destaque
estridente em um dos álbuns mais fortes que eles fizeram, enquanto ‘Whorehouse
Blues’ faz todo o sentido.
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