Kyuss - Blues for the Red Sun (1992)


Texto por Felipe Leonel 

“Blues for the Red Sun” é o segundo álbum de estúdio da banda estadunidense de stoner rock Kyuss, lançado em 30 de junho de 1992, há 29 anos.

O álbum foi lançado pela gravadora independente Dali, que mais tarde foi comprada pela Elektra Records. "Blues for the Red Sun” incorpora diferentes estilos sonoros como acid rock, grunge, psicodélico, espacial e doom metal, sendo comparado a artistas como Black Sabbath, Hawkwind, Blue Cheer e Alice in Chains.

Embora o álbum tenha recebido críticas favoráveis, o disco se saiu mal comercialmente, vendendo apenas 39 mil cópias em seu lançamento. Ainda sim, é considerado pioneiro no gênero e tornou-se o álbum mais influente dentro do stoner rock/metal. Foi o último álbum do Kyuss a conta com o baixista Nick Oliveri, substituído por Scott Reeder (Obsessed) logo após a conclusão da gravação.

Em apoio ao álbum, o Kyuss saiu em turnê com grupos já estabelecidos na cena rock/metal como Faith No More, White Zombie e Danzig. No início de 1993, a banda foi escolhida pelo Metallica para ser a banda de abertura de nove shows na Austrália.

Em 2002, a revista Spin classificou “Blues for the Red Sun” em 10º lugar em sua lista "10 Best Albums You Didn't Hear in '92” e em 36º lugar na lista “40 Greatest Metal Albums of All Time".

O IGN listou o álbum como uma menção honrosa em sua lista dos "Top 25 Metal Albums". O site About.com, classificou o disco em 8ª lugar como melhor álbum de heavy metal de 1992. Já o MusicRadar incluiu “Blues for the Red Sun” em 48º lugar na lista "The 50 Greatest Heavy Metal Albums of All Time".

Comentários

Postagens mais visitadas