Kreator - Extreme Aggression (1989)



Texto por Felipe Leonel

“Extreme Aggression” é o quarto álbum de estúdio da banda alemã de thrash metal Kreator, lançado pelo selo Noise Records/Epic Records em 19 de junho de 1989, há 32 anos.

Mesmo já tendo conquistado um número considerável de fãs nos EUA devido à turnê de 1988 ao lado da banda DRI, “Extreme Aggression” alavancou a fama da banda no país, principalmente por causa do videoclipe da canção ‘Betrayer’, parcialmente gravado na Acrópole em Atenas, Grécia, tocado a exaustão no programa Headbanger’s Ball da MTV.

O início da faixa ‘Love Us or Hate Us’ foi usado em um anúncio promocional no início dos anos 90 pela estação de rádio KNAC de Los Angeles. “Extreme Aggression” foi o disco do Kreator lançado pelo selo Epic Records nos EUA.

A arte de capa original do álbum consistia na imagem de um homem parado em frente a um espelho no banheiro olhando para seu próprio reflexo expondo, por baixo de sua pele, o mascote da banda, o demônio Kataklysm. No entanto, a imagem foi rapidamente substituída por uma foto da banda em frente de um fundo laranja.

“Extreme Aggression” foi gravado inicialmente na Alemanha, mas essas fitas foram abandonadas, com o vocalista Mille Petrozza expressando frustração com o guitarrista da banda, Jörg "Tritze" Trzebiatowski. Petrozza mudou o projeto para Los Angeles, substituindo Tritze pelo guitarrista do Sodom, Frank "Blackfire" Gosdzik. Tritze foi creditado como guitarrista do álbum, mas suas contribuições não foram incluídas no disco, deixando a banda logo após seu lançamento. Na mesma época, Blackfire deixou Sodom e se juntou ao Kreator oficialmente, tocando durante toda a “Extreme Aggression Tour”.

“Extreme Aggression” foi muito bem recebido por críticos e fã em seu lançamento, ganhando classificação alta pela revista AllMusic, além de ótimos números de vendas.

Em 2017, a edição remasterizada de “Extreme Aggression” chegou pela primeira vez à 90ª posição nas paradas alemãs, 28 anos após seu lançamento coincidindo, também, com o lançamento da edição remasterizada do álbum “Pleasure to Kill”, de 1986, que ocorreu no mesmo dia.

Comentários

Postagens mais visitadas