Faith No More - Angel Dust (1992)


Texto por Felipe Leonel

“Angel Dust” é o quarto álbum de estúdio da banda estadunidense de rock Faith No More, lançado pelo selo Slash and Reprise Records em 8 de junho de 1992, há 29 anos. 

Lançado logo depois de “The Real Thing” (1989), maior sucesso da banda até então, “Angel Dust” foi o último álbum com a participação do guitarrista Jim Martin e o primeiro com alguma influência criativa substancial do vocalista Mike Patton nas composições do grupo. O álbum também mostra uma evolução musical considerável da banda ao se afastar do estilo funk metal de seus discos anteriores em direção a um som mais "teatral".

A grande maioria das letras de “Angel Dust” foram escritas por Patton e tiveram inspirações tiradas de diversos lugares diferentes, como a lista perguntas da Oxford Capacity Analysis (também conhecida como American Personality Analysis, é uma lista de perguntas que é anunciada como um teste de personalidade e é administrada gratuitamente pela Igreja da Scientologia), biscoitos da sorte e programas noturnos de televisão.

Para a gravação de “Angel Dust”, o Faith No More escalou mais uma vez seu produtor de longa data Matt Wallace, que já havia produzido os três álbuns anteriores da banda. As composições do álbum ocuparam a maior parte do ano de 1991 e em janeiro de 1992, o grupo deu início aos trabalhos de gravação no estúdio Coast Recorders para um total de 17 músicas saindo de lá com 19 canções gravadas. 

Das dezenove faixas, doze (de um total de treze) entraram para o álbum. A última canção, "Midnight Cowboy", foi composta por John Barry, músico/compositor de diversas trilhas sonoras como “Dança Com Lobos” (1990), “Entre Dois Amores” (1985), “A Letra Escarlate” (1995) e onze filmes da franquia James Bond. A edição de relançamento de 1993 conta com um cover da canção “Easy”, da banda estadunidense de soul music liderada por Lionel Richie, Commodores.

Em “Angel Dust”, foram usados diversos samples de diferentes fontes como o cantores Simon e Garfunkel, a cantora/compositora/instrumentista Diamanda Galás, do poeta/percussionista Z'EV e trechos em áudio do filme “O Mágico de Oz” (1939), a ponto de ser considerada como “quantidade gratuita" pelos executivos da gravadora, preocupados com a quantidade de samples usados e temendo algum processo.

Criada/editada por Werner Krutein, a capa do single ‘Midlife Crisis’, mostra um grupo de soldados russos com os rostos dos membros da banda inseridos. A imagem é uma homenagem a capa do álbum “Led Zeppelin II” (1969), que mostra os rostos dos membros do Led Zeppelin em uma fotografia do Jagdstaffel 11 (1917), um esquadrão de aviões alemão da Primeira Guerra Mundial liderado por Manfred von Richthofen, mas conhecido como "Barão Vermelho".

A turnê promocional de “Angel Dust” pela europa, deu início logo após a conclusão do álbum, pouco antes de seu lançamento, ao lado das bandas Guns N 'Roses, em sua “Use Your Illusion Tour”, e Soundgarden, ainda promovendo seu álbum “Badmotorfinger” (1991). A turnê continuou pelo EUA ao lado do Metallica antes de seguirem por conta própria novamente pela Europa.

“Angel Dust” foi recebido com grande aclamação pela crítica especializada e público, angariando elogios como "um dos álbuns mais complexos e simplesmente confusos já lançados por uma grande gravadora" e "a continuação mais não comercial de um álbum de sucesso".

A revista AllMusic chamou o disco de uma "obra-prima bizarra", citando os vocais de Patton como "mais inteligentes e realizados do que seu antecessor The Real Thing” e chamado de "Álbum do Ano" por sete publicações diferentes em quatro países diferentes, alcançando o Top 10 em três deles e o 1º lugar em ao menos um. Também foi nomeado o "Álbum Mais Influente de Todos os Tempos" pela revista Kerrang!.

Segundo Mike Vennart, guitarrista/vocalista da banda britânica de rock progressivo Oceansize, “Angel Dust” é um dos álbuns que mudou sua vida. Em 2016, Trey Spruance, guitarrista do Sr. Bungle (banda liderada por Patton), classificou o álbum como um "álbum glorioso". Em 2017, a revista Rolling Stone classificou “Angel Dust” na 65º posição em sua lista 'Os 100 Melhores Álbuns de Metal de Todos os Tempos'.

"Angel Dust" é até hoje o álbum mais vendido do Faith No More, batendo a marca de mais de 2,5 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas