Bruce Dickinson - Balls to Picasso (1994)


 Texto por Felipe Leonel 

“Balls to Picasso” é o segundo álbum solo do vocalista britânico Bruce Dickinson, lançado pelos selos EMI (Europa) e Mercury (EUA) em 3 de junho de 1994, há 27 anos.

“Balls to Picasso” é o primeiro álbum solo de Dickinson lançado após a saída oficial do cantor de sua banda de longa data, o Iron Maiden, marcando também o início das colaborações de Dickinson com o guitarrista Roy Z, que trabalhou em quase todos os álbuns posteriores do vocalista, tanto na produção como músico efetivo.

“Balls to Picasso” se assemelha bastante ao estilo hard rock de “Tattooed Millionaire” (1990), acrescentando elementos mais percussivos em um crescente sonoro. Foi o último disco de Dickinson a seguir essa característica antes de sua mudança drástica em “Skunkworks” (1996) e o abraço definitivo ao heavy metal em “Accident of Birth” (1997), “The Chemical Wedding” (1998) e “Tyranny of Souls” (2005). Mais tarde, Dickinson abriria o jogo dizendo que ele e Z foram convencidos pela gravadora fazer o álbum menos pesado do que gostariam.

Dickinson começou a trabalhar em seu segundo álbum solo enquanto ainda fazia parte do Iron Maiden. Para as primeiras sessões de gravação, ele recrutou a banda britânica Skin. Não satisfeito com o estilo do grupo, Dickinson abortou a gravação. Sua próxima tentativa foi uma colaboração com o produtor Keith Olsen.

As canções ‘Over and Out’, ‘Tibet’, ‘Cadillac Gas Mask’ e ‘No Way Out... Continued’ e uma versão diferente para ‘Tears of the Dragon (First, Long Bit, Last Bit)’ foram gravadas com Olsen, mas acabou sendo cancelada ainda ano início. Três canções dfeitas durante essas sessões de gravação, uma versão demo ‘Man of Sorrows’, regravada para “Accident of Birth’ e que viria aparecer na coletânea “The Best of Bruce Dickinson”, ‘Original Sin’ e ‘Thank Heaven’, nunca chegaram a ser oficialmente lançadas.

Em 1996, em uma entrevista à Tom Russell, da Radio Clyde 1 de Glasgow, Dickinson revelou que o álbum seria originalmente intitulado “Laughing in the Hiding Bush”. No DVD “Antology”, o vocalista diz se arrepende de não ter batizado o álbum dessa maneira já que música em si é dedicada a seu filho, Austin, que escreveu o título.

A arte da original da capa foi pensada pelo designer gráfico inglês Storm Thorgerson, e mostrava um homem nu ao ldo de uma bola gigantesca de lixo, mas por falta de orçamento acabaram utilizando uma fotografia de Dickinson em frente a uma parede de azulejos brancos com dois quadrados desenhados a mão. A arte original acabou mais tarde como a capa do álbum “Stomp 442” (1995) da banda de thrash metal Anthrax. Thorgerson é também o artista por trás da capa de “Skunkworks”.

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