Black Sabbath - 13 (2013)


Texto por Felipe Leonel 

“13” é o décimo nono álbum de estúdio da banda britânica de heavy metal Black Sabbath lançado pela Vertigo Records (EUA) e Republic Records em 10 de junho de 2013, há 9 anos.

“13” é o primeiro álbum de estúdio do grupo desde “Forbidden” (1995), com Tony Martin nos vocais, e o primeiro com quase toda a formação original, com exceção do baterista Bill Ward, desde o ao vivo “Reunion” (1998). É também o primeiro álbum de estúdio com Osbourne desde “Never Say Die!” (1978), e com Geezer Butler desde “Cross Purposes” (1994), também com Tony Martin nos vocais.

Ainda no final dos anos 90, com parte de sua formação reunida, o Black Sabbath começou a trabalhar em um eventual novo álbum de estúdio com o produtor Rick Rubin. Durante a produção, os trabalhos foram adiados para que Ozzy Osbourne pudesse terminar seu, até então, mais novo disco solo, “Down to Earth” (2001).

Durante o processo, os outros membros da banda acabaram participando de projetos próprios, Geezer Butler engatou três discos com sua banda solo GZR, Tony Iommi lançou o seu, também, disco solo “Iommi” (2000) e eventualmente os dois se reuniram com o vocalista Ronnie James Dio para as gravações de “The Devil You Know” (2009) sob a alcunha de Heaven & Hell.

O novo trabalho, “13”, foi anunciado apenas em novembro de 2011, quando a banda, já reunida, entrou efetivamente em estúdio para a produção do álbum. O disco começou a ser gravado em agosto de 2012 com Rick Rubin, em Los Angeles. Para as gravações, foi convidado para a bateria, Brad Wilk - Rage Against the Machine e ex-Audioslave - juntando-se à Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Tony Iommi, depois que o baterista original e co-fundador da banda, Bill Ward, ter decidido não participar no álbum devido a uma "disputa contratual". Para as apresentações ao vivo, a função ficou a cargo de Tommy Clufetos (Alice Cooper, Lesley Roy, Rob Zombie, John 5, Whitey Kirst).

“13” extremamente bem recebido pela crítica e público seu lançamento. Na semana de estreia, alcançou a marca de 155 mil cópias vendidas somente nos EUA e chegou em 1º lugar na Billboard 200. Também alcançou o 1º lugar na tabela de vendas do Reino Unido durante a primeira semana de lançamento por lá, sendo o primeiro álbum da banda a chegar ao topo desde “Paranoid” (1970).

O primeiro single do disco, ‘God Is Dead?’, lançado em 19 de abril do mesmo ano, rendeu ao Black Sabbath seu segundo prêmio no Grammy Award na categoria "Melhor Performance de Metal" em 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas