Van Halen - OU812 (1988)
“OU812” é o segundo
álbum de estúdio do vocalista Sammy Hagar a frente dos vocais e foi produzido
pela própria banda ao lado do produtor e engenheiro de som Donn Landee. O
trabalho de composição e gravação do disco teve início em setembro de 1987 e
foi concluído em abril de 1988, apenas um mês antes de seu lançamento.
Logo após o fim da turnê de “5150” (1986), o guitarrista
Eddie Van Halen decidiu mostrar alguns dos riffs em que estava trabalhando a
banda e a Hagar, que também estava criativamente ativo e criando diversas
letras. Sem perder tempo, o grupo decidiu retornar ao estúdio para começar a
produção das novas músicas e, consequentemente, produzir um novo álbum.
“OU812” foi provisoriamente batizado de “Bone”, título que o
baterista Alex Van Halen odiava. Depois de ver escrito OU812 em uma placa na
lateral de um caminhão de entrega na rodovia, Hagar achou a frase engraçado
sugerindo o título ao grupo (alguns rumores, porém, dizem que o título era uma
resposta disfarçada ao título do álbum solo, “Eat 'Em and Smile” [1986], do
ex-vocalista do Van Halen, David Lee Roth).
A única música cover do disco, a canção ‘A Apolitical
Blues’, do álbum “Sailin' Shoes” (1972) da banda Little Feat, foi
originalmente, e coincidentemente, produzida por Ted Templeman e Donn Landee,
ex e atual produtor do Van Halen. Sem muito esforço, Landee decidiu usar
a mesma configuração de mixagem da versão original na versão do Van Halen.
A frase OU812, pode ser vista na placa do carro do
personagem Cheech, no longa "As Novas Aventuras de Cheech &
Chong" (1980), enquanto o personagem caminha para fora da casa de shows
"Comedy House".
A capa de “OU812” é uma homenagem a clássica capa do álbum
“With the Beatles” (1963), dos Beatles, muito semelhante também a capa dos
discos “Vincebus Eruptum” (1968), do Blue Cheer, e de “King Crimson's Red”
(1974), do King Crimson. Já a arte da contracapa mostra uma foto da obra ‘Affe
mit Schädel’ (Macaco com Caveira), do famoso escultor alemão do final do séc.
XIX, Hugo Rheinhold. A lista de faixas na contracapa é organizada por ordem
alfabética, em vez de em sequência aleatória como nos outros álbuns da banda.
“OU812” foi bem recebido pelo público, mas angariou algumas
críticas mistas em seu lançamento. Para o crítico Robert Christgau, da revista
The Village Voice, o álbum é "Um registro de profissionalismo claro ou de
inspiração quase imperceptível, mas não ambos. Trocar Dave por Sammy com
certeza destruiu a chance da banda de chegar a ser uma versão anos 80 do Led
Zeppelin”. Ainda sim, Christgau deu o braço a torcer declarando que "Eddie
é obcecado pela técnica, Roth despreza a técnica, a seção rítmica tem técnica
suficiente e nenhum gênio desajeitado pode mudar isso. Mas Sammy... ele sabe
das coisas. Se eu não posso reclamar que Sammy é um ótimo profissional, você
não pode negar que ele define essa nova fase".
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