Tool - 10,000 Days (2006)
“10,000 Days” é o quarto álbum de estúdio da banda
estadunidense de metal progressivo Tool, lançado pelos selos Tool Dissectional
e Volcano Entertainment em 2 de maio de 2006, há 15 anos.
“10.000 Days” foi o último trabalho de estúdio do grupo
por 13 anos até o lançamento do álbum “Fear Inoculum” em 2019. O título do
álbum se refere ao período orbital do planeta Saturno que leva 10.759 dias para
dar sua volta completa em torno do sol.
As gravações do disco ocorreram no O'Henry Sound Studios,
em Burbank, The Loft e Grandmaster Studios, em Hollywood, ambos na Califórnia.
Foi a primeira vez, desde a gravação de “Undertow” (1993), que a banda
trabalhou no Grandmaster e sem o produtor David Bottrill. O álbum foi mixado no
Bay 7 em North Hollywood, California, e masterizado no Gateway Mastering
Studios, em Portland.
Três singles foram lançados para promover o álbum,
‘Vicarious’, ‘The Pot’ e ‘Jambi’. Ainda 2006, a revista Billboard postou um
artigo mencionando o lançamento do single de ‘Vicarious’ em 17 de abril, que
alcançou a 2º posição nas paradas da Modern Rock Tracks e Mainstream Rock
Tracks. Em 18 de dezembro de 2007, um videoclipe foi lançado em DVD sendo
apresentada também como faixa jogável no videogame Guitar Hero World Tour. O
segundo single, ‘The Pot’, alcançou a 5ª posição na parada da Modern Rock
garantindo a 1º posição na parada da Mainstream Rock e também um vídeo clipe. O
terceiro single, ‘Jambi’ ganhou mais atenção nas rádios, pelas Modern e
Mainstream Rock. Já o álbum, estreou em 1º lugar na parada da Billboard 200,
alcançando as 564 mil cópias vendidas apenas em sua primeira semana e recebeu
também disco de Platina pela RIAA.
A arte da capa foi criada pelo designer Alex Gray, que já
havia trabalhado na capa do álbum “Lateralus” (2003) e também no vídeo clipe da
canção ‘Parabola’. Segundo Gray, suas obras para a Tool foram fortemente
baseadas e influenciadas pelas jornadas visionárias de uma bebida chamada
ayahuasca, descrevendo as capas de “10.000 Days” e “Lateralus” como "uma
visão resplandecente de uma grade infinita de divindades durante uma jornada
com ayahuasca".
“10.000 Days” recebeu críticas favoráveis em seu
lançamento, embora com menos entusiasmo que seus trabalhos anteriores.
Para Rob Theakston, da AllMusic, "Não é apenas um
passo à frente para a banda, mas um abraço das canções de rock épicas
encontradas nas raízes do heavy metal de antes". Nick Cowen, do Drowned in
Sound, elogiou o álbum, o descrevendo como "provavelmente o álbum de heavy
metal mais envolvente e brilhante que será lançado por uma grande gravadora
durante todo o ano". Em sua crítica, a revista Alternative Press disse
"Como tudo na obra do Tool, “10,000 Days” contém beleza suficiente e será
dissecado, estudado e invejado por bandas mais jovens nos anos que virão.
"
No entanto, para Adrien Begrand, do PopMatters, o álbum é
"Estupendamente embalado, a música é misturada de forma robusta e muitas
vezes alcançando novos níveis de beleza sombria, “10.000 Days” é um trabalho
muito forte para chamar de decepção, mas a necessidade constante de preencher
um CD com 75/80 minutos estão ameaçando se tornar o pnto baixo da banda".
Para Jess Harvell, da Pitchfork Media, “Em vez de mergulhar mais fundo em
experimentações ou explorar seus pontos fortes, o Tool fez um... Bom, um disco do
Perfect Circle".
“10.000 Days” arrecadou o troféu de “Melhor Álbum de Metal Alternativo” da Metal Storm Award de 2006. Além disso, a faixa ‘Vicarious’ foi indicada ao Grammy de “Melhor Performance de Hard Rock”. A revista Rolling Stone colocou o álbum na 38º posição de sua lista “Melhor Álbum de 2006” e recebeu um “Best Recording Package” no Grammy em 2006. Em 2008, “10,000 Days” ganhou outro prêmio no Grammy Awards pela canção ‘The Pot’, indicada a “Melhor Performance de Hard Rock”.
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