Tool - 10,000 Days (2006)


Texto por Felipe Leonel

“10,000 Days” é o quarto álbum de estúdio da banda estadunidense de metal progressivo Tool, lançado pelos selos Tool Dissectional e Volcano Entertainment em 2 de maio de 2006, há 15 anos.

“10.000 Days” foi o último trabalho de estúdio do grupo por 13 anos até o lançamento do álbum “Fear Inoculum” em 2019. O título do álbum se refere ao período orbital do planeta Saturno que leva 10.759 dias para dar sua volta completa em torno do sol.

As gravações do disco ocorreram no O'Henry Sound Studios, em Burbank, The Loft e Grandmaster Studios, em Hollywood, ambos na Califórnia. Foi a primeira vez, desde a gravação de “Undertow” (1993), que a banda trabalhou no Grandmaster e sem o produtor David Bottrill. O álbum foi mixado no Bay 7 em North Hollywood, California, e masterizado no Gateway Mastering Studios, em Portland.

Três singles foram lançados para promover o álbum, ‘Vicarious’, ‘The Pot’ e ‘Jambi’. Ainda 2006, a revista Billboard postou um artigo mencionando o lançamento do single de ‘Vicarious’ em 17 de abril, que alcançou a 2º posição nas paradas da Modern Rock Tracks e Mainstream Rock Tracks. Em 18 de dezembro de 2007, um videoclipe foi lançado em DVD sendo apresentada também como faixa jogável no videogame Guitar Hero World Tour. O segundo single, ‘The Pot’, alcançou a 5ª posição na parada da Modern Rock garantindo a 1º posição na parada da Mainstream Rock e também um vídeo clipe. O terceiro single, ‘Jambi’ ganhou mais atenção nas rádios, pelas Modern e Mainstream Rock. Já o álbum, estreou em 1º lugar na parada da Billboard 200, alcançando as 564 mil cópias vendidas apenas em sua primeira semana e recebeu também disco de Platina pela RIAA.

A arte da capa foi criada pelo designer Alex Gray, que já havia trabalhado na capa do álbum “Lateralus” (2003) e também no vídeo clipe da canção ‘Parabola’. Segundo Gray, suas obras para a Tool foram fortemente baseadas e influenciadas pelas jornadas visionárias de uma bebida chamada ayahuasca, descrevendo as capas de “10.000 Days” e “Lateralus” como "uma visão resplandecente de uma grade infinita de divindades durante uma jornada com ayahuasca".

“10.000 Days” recebeu críticas favoráveis em seu lançamento, embora com menos entusiasmo que seus trabalhos anteriores.

Para Rob Theakston, da AllMusic, "Não é apenas um passo à frente para a banda, mas um abraço das canções de rock épicas encontradas nas raízes do heavy metal de antes". Nick Cowen, do Drowned in Sound, elogiou o álbum, o descrevendo como "provavelmente o álbum de heavy metal mais envolvente e brilhante que será lançado por uma grande gravadora durante todo o ano". Em sua crítica, a revista Alternative Press disse "Como tudo na obra do Tool, “10,000 Days” contém beleza suficiente e será dissecado, estudado e invejado por bandas mais jovens nos anos que virão. "

No entanto, para Adrien Begrand, do PopMatters, o álbum é "Estupendamente embalado, a música é misturada de forma robusta e muitas vezes alcançando novos níveis de beleza sombria, “10.000 Days” é um trabalho muito forte para chamar de decepção, mas a necessidade constante de preencher um CD com 75/80 minutos estão ameaçando se tornar o pnto baixo da banda". Para Jess Harvell, da Pitchfork Media, “Em vez de mergulhar mais fundo em experimentações ou explorar seus pontos fortes, o Tool fez um... Bom, um disco do Perfect Circle".

“10.000 Days” arrecadou o troféu de “Melhor Álbum de Metal Alternativo” da Metal Storm Award de 2006. Além disso, a faixa ‘Vicarious’ foi indicada ao Grammy de “Melhor Performance de Hard Rock”. A revista Rolling Stone colocou o álbum na 38º posição de sua lista “Melhor Álbum de 2006” e recebeu um “Best Recording Package” no Grammy em 2006. Em 2008, “10,000 Days” ganhou outro prêmio no Grammy Awards pela canção ‘The Pot’, indicada a “Melhor Performance de Hard Rock”. 

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