Sepultura - Roorback (2003)


Texto por Felipe Leonel

“Roorback” é o nono álbum de estúdio da banda brasileira de heavy metal Sepultura, lançado pelo selo SPV Records em 27 de maio de 2003, há 18 anos.

As canções ‘Mind War’ e ‘Bullet the Blue Sky’ foram lançadas como singles e ganharam seus respectivos videoclipes. A versão digipak (lançada em todo o mundo, com exceção dos Estados Unidos) contém o EP “Revolusongs” e o vídeoclipe da faixa ‘Bullet the Blue Sky’ (cover da banda irlandesa U2, do álbum "The Joshua Tree", de 1987). O título do álbum refere-se à "Roorback Forgery" - conhecida como propaganda negra ou cismogênese, que é toda propaganda política ou de guerra que se faz passar por propaganda amiga, mas na realidade vem do inimigo.

A música ‘Bullet The Blue Sky’ ganhou dois prêmios de Direção de Fotografia, (assinada por Ricardo Della Rosa junto a João Itaborahy), um prêmio da Academia Brasileira de Cinematografia (ABC) e um VMB da MTV, todos ainda em 2003.

Em seu lançamento as vendas de “Roorback” caíram significativamente em relação aos álbuns anteriores, muito por causa da não aceitação dos alguns fãs ao vocalista Derrick Green. No entanto, o álbum recebeu críticas positivas e conseguiu figurar em 7ª lugar na Independent Music Chart da Billboard, com vendas de 4 mil cópias na primeira semana de seu lançamento. Em 2007, “Roorback” já havia vendido mais de 75 mil unidades em todo o mundo segundo a SoundScan.

Alex Henderson, da revista Allmusic, deu ao álbum 4 de 5 estrelas  em sua crítica logo após o lançamento e enfatizou "a inquietação e corrupção política são temas recorrentes em “Roorback”’ e “as músicas que o Sepultura escreveu pintam uma imagem consistentemente sombria e preocupante do mundo". Adrien Begrand, do PopMatters, chamou “Roorback” de "seu maior esforço em anos" e "seu álbum mais consistente e energizado desde Roots".

Comentários

Postagens mais visitadas