Faith No More - Sol Invictus (2015)


Texto por Felipe Leonel
 
"Sol Invictus" é o sétimo álbum de estúdio da banda estadunidense de rock experimental Faith No More, lançado pelos selos Reclamation! Recording e Ipecac Recording em 19 de maio de 2015, há 6 anos.

"Sol Invictus" foi o primeiro álbum de estúdio do Faith No More lançado em 18 anos, após "Album of the Year" (1997), marcando a maior lacuna entre dois discos de estúdio na carreira do grupo. Foi também foi o primeiro álbum da banda desde "Angel Dust" (1992) a apresentar a mesma formação de seu trabalho antecessor sendo o primeiro lançamento feito pelo selo da banda, Reclamation Records.

"Sol Invictus" marcou a quinta colaboração do grupo com o produtor de longa data Matt Wallace, desta vez ajudando com a mixagem final e não como produtor efetivo.

Ainda em 2014, foi lançado o primeiro single promocional, ‘Motherfucker’, e no ano seguinte, ‘Superhero’, os dois exclusivamente em vinil de 7 polegadas. Em 1º de março de 2015, uma prévia gratuita do segundo single foi disponibilizada através de várias plataformas, incluindo o site Marvel.com, o canal oficial da Ipecac Recordings no Youtube e o programa BBC Radio 1's Rock Show.

Três videoclipes promocionais foram lançados para as canções ‘Sunny Side Up’, ‘Cone of Shame’ e ‘Separation Anxiety’. O primeiro dirigido por Joe Lynch, o segundo escrito e dirigido por Goce Cvetanovski, enquanto o terceiro utiliza imagens do filme de terror mudo preto e branco “Demência”, de 1955.

Em "Sol Invictus", a banda abandona o slap do baixo e as linhas de rap, características presentes em seus discos anteriores, abrindo espaço para vocais de médio alcance, mesmo que, musicalmente, o álbum continue a tradição do grupo de experimentar em diversos gêneros, incluindo pós-punk, heavy metal, ska e até mesmo cantigas.

"Sol Invictus" recebeu uma recepção positiva dos críticos e do público. Em sua crítica ao site Drowned in Sound, o jornalista J.R. Moores comentou "Como sempre, Mike Patton continua sendo a grande atração do FNM e o cantor está em uma forma tipicamente extraordinária. Suas letras são uma esteira rolante de duendes, super-heróis, matadores, filhos da puta, sapateadores solitários, desordeiros de saladas e vítimas de queimaduras solares. Sobre esses assuntos, ele cospe, grita, guincha, uiva, lamenta, sussurra, sussurra, tosse, fica furioso e... ele faz rap? (...) É difícil acreditar que houve um tempo em que Anthony Kiedis chegou a acusar este cavalheiro de roubar seu próprio estilo vocal trabalhoso. Oh, que grandes saltos criativos Faith No More deu nos anos que se seguiram a 'The Real Thing (1989)'"

"Sol Invictus" bateu a marca de mais de 200 mil cópias vendidas em seus primeiros dois meses de lançamento, de acordo com o United World Charts. Posteriormente, o álbum foi incluído na 5ª posição na lista dos “50 Principais Lançamentos da Rock Sound” de 2015. A revista Rolling Stone classificou o disco em 2º lugar em sua lista dos “20 Melhores Álbuns de Metal de 2015”. Em junho de 2015, o álbum ganhou o prêmio Metal Hammer Golden God na categoria “Melhor Álbum”.

Comentários

Postagens mais visitadas