Exodus - Bonded by Blood (1985)


Texto por Felipe Leonel

“Bonded by Blood” é o primeiro álbum de estúdio da banda de thrash metal estadunidense Exodus, lançado pelo selo Torrid Records em 25 de abril de 1985, há 36 anos.

Embora o álbum tenha sido concluído no verão de 1984, "Bonded by blood" não foi lançado até 1985 devido a problemas com a banda e a gravadora. 

"Bonded by Blood" é considerado um dos álbuns de thrash metal mais influentes da cena metal no mundo. É o único álbum de estúdio do Exodus a apresentar Paul Baloff nos vocais, embora Baloff também tenha participado da demo de 1982. Baloff voltou ao Exodus por cinco anos, de 1997 até sua morte em 2002, e chegou a gravar um álbum ao vivo naquele chamado “Another Lesson in Violence”.

“Bonded by Blood” foi originalmente intitulado “A Lesson in Violence”, nome de uma das músicas do disco, mas teve seu título alterado quando uma idéia de capa mais adequada ao título foi encontrada. Uma cópia antecipada do álbum em fita cassete (ainda com o título “A Lesson in Violence”) foi amplamente distribuída entre os fãs logo após a conclusão das gravações, ainda em 1984, criando uma imensa agitação no cenário underground antes do lançamento oficial do LP.

A capa original do álbum é uma ilustração de gêmeos siameses, um em forma de demônio e outro de anjo, representes o bem e o mal. A reedição de 1989, a capa foi substituída e apresentava a logotipo da banda em azul e amarelo e um fundo de uma multidão de fãs em um show em vermelho e preto. O álbum foi remasterizado e reeditado pela Century Media em 1999 em uma edição lançada apenas na Europa, com duas faixas bônus ao vivo já com Steve "Zetro" Souza nos vocais. Esta reedição da Century Media restaurou a arte original da capa.

“Bonded by Blood” recebeu críticas positivas em seu lançamento colocando a banda entre as principais bandas do estilo nos EUA.

Em 2008, o Exodus regravou “Bonded by Blood” e o relançou como “Let There Be Blood”, apresentando uma nova formação, com Jack Gibson no baixo, Rob Dukes nos vocais e Lee Altus na guitarra base, além do baterista Tom Hunting e do guitarrista Gary Holt, que tocaram no registro original.

Em 2013, "Bonded by Blood" foi classificado na 8° posição na lista dos "10 Maiores Álbuns de Thrash Metal de Todos os Tempos", feita pelo canal no youtube Whatculture!, e foi classificado na 80° posição nos "100 Melhores Álbuns de Heavy Metal", do site Metalrules.com. Em agosto de 2014, a revista Revolver colocou o álbum em sua lista dos "14 Álbuns de Thrash Que Você Precisa Ter" arrecadando a 1°posição, entre 10, na lista dos "Thrash Albums NOT Released by the Big 4", do site Loudwire.

Em 2017, a Rolling Stone classificou "Bonded by Blood" na 45º posição na lista dos "100 Maiores Álbuns de Metal de Todos os Tempos".

Comentários

Postagens mais visitadas