Clutch - The Elephant Riders (1998)


Texto por Felipe Leonel 

“The Elephant Riders” é o terceiro álbum da banda estadunidense de stoner rock Clutch, lançado pelo selo Columbia Records em 14 de abril de 1998, há 23 anos.

“The Elephant Riders” é o único álbum do Clutch lançado pela gravadora e foi produzido por Jack Douglas (The Who, Aerosmith, Blue Öyster Cult, John Lennon, James Gang e Mountain).

Para o início da produção do álbum, a banda se hospedou em uma casa com mais de 100 anos de idade em West Virginia. Segundo os músicos, vários incidentes estranhos aconteceram com os membros durante sua residência e acabaram inspirando algumas das músicas como em ‘The Soapmakers’ e ‘Wishbone’.

Para matar o tempo e se distrair durante as gravações, o baixista Dan Maines montou uma pista de BMX (pista de ciclismo profissional) no quintal ao redor da casa.

O conceito original da canção ‘The Elephant Riders’, faixa-título do álbum, é uma versão alternativa da história da Guerra Civil Americana na qual aeronaves eram usadas para reconhecimento e as cavalarias eram montadas por elefantes em vez de cavalos.

O álbum apresenta algumas características de suas apresentações ao vivo e tem um ângulo musical diferente do trabalho anterior, “Impetus” (1997). Há um trombone muito perceptível em algumas faixas, o que mantém a preferência da banda em alterar um pouco seu "estilo" musical anterior a cada álbum.

Os esforços do grupo em alternar seu estilo de suas raízes Punk/Metal criando uma sonoridade cada vez mais Stoner Rock se mostra mais perceptivo no álbum, apresentando também alguns tons de Funk.

“The Elephant Riders” apresenta também algumas músicas mais melódicas e uma faixa diferente escondida no final da música ‘The Dragonfly’, três no total, para cada prensagem do disco, identificável pela capa de cada versão. Já a edição japonesa contém as três faixas separadas.

Comentários

Postagens mais visitadas