Sepultura - Arise (1991)


Texto por Felipe Leonel

“Arise” é o quinto álbum de estúdio da banda brasileira de thrash/death metal Sepultura, lançado pelo selo Roadrunner Records em 25 de Março de 1991, há 30 anos.

“Arise” apresentou o Sepultura em sua primeira incursão na música industrial, no hardcore punk e na percussão Latina. Enquanto a canção em ‘Arise’ tem essencialmente o mesmo estilo death/thrash metal de seu predecessor, “Beneath the Remains” (1989), fica claro que o som da banda estava adquirindo um tratamento mais experimental.

A digressão promocional do álbum foi a maior que o grupo tinha feito até então, passando por 39 países entre 1991 e 1992, totalizando mais de 220 apresentações. Neste período “Arise” ganhou disco de ouro na Indonésia, sua primeira certificação de indústria musical. Até o fim da turnê, o Sepultura já tinha alcançado a marca de platina pelas vendas realizadas em todo mundo.

"Arise" tem como destaques a faixa t[itulo, ‘Dead Embryonic Cells’, ‘Murder’, ‘Desperate Cry’, ‘Under Siege (Regnum Irae)’ e ‘Altered State’. Outro ponto alto do álbum é seu cover para ‘Orgasmatron’, do Motorhead, que aparece como bônus em algumas edições.

Após o seu lançamento, “Arise” recebeu críticas positivas de diversas revistas especializadas como Hard Rock, a Kerrang! e Metal Forces. Ainda hoje, “Arise” é considerado o melhor álbum de Sepultura entre os fãs de longa data.

“Arise” também foi incluído no livro “1001 Albums You Must Hear Before You Die”, de Robert Dimery, e no livro “Top 500 Heavy Metal Albums of All Time” do jornalista canadense e critico musical Martin Popoff.

Comentários

Postagens mais visitadas