Pantera - Reinventing the Steel (2000)

Texto por Felipe Leonel

“Reinventing the Steel” é o nono e último álbum de estúdio da banda americana de thrash/groove metal Pantera, lançado pelo selo EastWest Records em 21 de março de 2000, há 21 anos.

“Reinventing the Steel” trás mudanças significativas nas temáticas das músicas, abordando temas mais pessoais sobre os próprios membros do grupo, sobre seus fãs ao longos dos anos e de suas influências até então. 

‘We'll Grind That Axe for a Long Time’ fala sobre ser verdadeiro e em como a banda se manteve “true” durante sua carreira, mesmo após problemas internos. ‘I'll Cast a Shadow’ expõe o agradecimento do Pantera sobre a influência da banda no gênero. ‘You Got to Belong to It’ é também um agradecimento, dessa vez, aos próprios fãs que eles viam como seus "irmãos e irmãs" e ‘Goddamn Electric’ citando bandas como Black Sabbath e Slayer, duas das principais influências do Pantera. 

A arte da capa é uma foto tirada por Scott Caliva, fotografo falecido e amigo pessoal do vocalista Phil Anselmo. Caliva tirou a foto enquanto participava de uma festa na casa de Anselmo onde uma fogueira foi construída. Um dos convidados saltou da fogueira segurando uma garrafa de Wild Turkey enquanto Scott capturava o momento acidentalmente. 

Duas faixas lado B gravadas durante a produção do álbum e lançadas somente em na edição dupla australiana "Tour Edition", fizeram parte de trilhas sonoras. ‘Avoid the Light’ e ‘Immortally Insane’, podem ser encontradas nas trilhas dos longas “Dracula 2000” (2000), do diretor Patrick Lussier, “Heavy Metal 2000” (2000), dos diretores Michael Coldewey, Michel Lemire e “Texas Chainsaw Massacre” (2003), do diretor Marcus Nispel, respectivamente. Um trecho da canção ‘Death Rattle’ foi usado no episódio "Pre-Hibernation Week", de 2001, da série animada “Bob Esponja Calça Quadrada”.

“Reinventing the Steel” foi bem recebido pela crítica especializada e pelos fãs em seu lançamento. O álbum alcançou a 4ª posição nas paradas da Billboard 200, e se manteve por lá por mais de 12 semanas, a 8ª posição nas paradas de melhores álbuns canadenses e a 5ª posição nas paradas de melhores álbuns da Internet. Já o single, ‘Revolution Is My Name’, alcançou a 28ª posição no Mainstream Rock Tracks da Billboard. Em 2 de maio de 2000, o álbum foi certificado com disco de ouro pela RIAA, no entanto.

Em 2000, o álbum concorreu nas categorias ‘Álbum do Ano’ e ‘Capa de Álbum do Ano’ no Readers 'Choice Awards, da revista Metal Edge, empatando com “Brave New World” (2000) do Iron Maiden na última categoria, enquanto o single ‘Revolution Is My Name’ ganhou o prêmio de ‘Canção do Ano’. A canção também foi indicada ao Grammy de “Melhor Performance de Metal” em 2001, mas perdeu para ‘Elite’ do Deftones. 

“Reinventing the Steel” foi classificado na 2ª posição no prêmio Guitar World Readers Poll na categoria "Top 10 Melhores Álbuns de Guitarra de 2000".

Comentários

Postagens mais visitadas