Judas Priest - Angel of Retribution (2005)

Texto por Felipe Leonel

“Angel of Retribution” é o décimo quinto álbum de estúdio da banda britânica de heavy metal Judas Priest, lançado pelo selo Epic Records em  23 de fevereiro de 2005, há 16 anos.

“Angel of Retribution” marca o retorno de Rob Halford nos vocais desde sua saída após a turnê promocional do álbum “Painkiller”, em 1991. O álbum foi produzido por Roy Z (Bruce Dickinson, Halford). Além da produção, Roy Z também  co-escreveu a música ‘Deal with the Devil’.

“Angel of Retribution” foi originalmente programado para ser lançado no final de 2004, mas a gravadora mudou a data para o início de 2005, na esperança de melhores vendas.

Seis canções foram  tocadas ao vivo. ‘Hellrider’, ‘Deal With the Devil’, ‘Worth Fighting For’ e ‘Revolution’ durante a turnê promocional ainda em 2005, ‘Judas Rising’, também apresentada no mesmo ano, retornando para as turnês de 2011/12 e 2019 e ‘Angel’, adicionada ao setlist em 2008/9 e retornando apenas para alguns shows em 2018.

Acenos a sonoridade clássica do Judas Priest podem ser encontrados em “Angel of Retribution”, assim como letras que aparentemente fazem referência as músicas do passado. A canção ‘Demonizer’ faz referência tanto a ‘The Hellion’ (Screaming for Vengeance - 1982), quanto a ‘Painkiller’ (Painkiller - 1990). ‘Hellrider’ menciona a faixa-título de (Ram It Down - 1988) e ‘Tyrant’ (Sad Wings of Destiny - 1976). ‘Eulogy’ faz referência a ‘Stained Class’ (Stained Class - 1978) e ‘The Sentinel’ (Defenders of the Faith - 1984). Finalmente, ‘Worth Fighting For’ atua como uma sequência/prequela de ‘Desert Plains’ (Point of Entry - 1981).

A canção ‘Deal With the Devil’ pode ser vista como uma autobiografia da banda, contando suas origens do Black Country, em  West Midlands, na Inglaterra, e mencionando seus dias tocando pela país e seus ensaios na Igreja de Saint Joseph  em  Walsall, onde o Judas Priest efetivamente nasceu. A música também  referencia as canções ‘Blood Red Skies’ (Ram It Down) e ‘Take on the World’ (Killing Machine - 1978).

“Angel of Retribution” recebeu críticas favoráveis em seu lançamento. Segundo Geoff Barton, da revista Classic Rock Magazine, o álbum só não alcançou a perfeição devido a faixa ‘Lochness’, para ele ‘Todo o registro é incrível e incendiário... já ‘Lochness’ é tão mal concebida, tão prolongada, monótona e sombria, que destrói sozinha o que, de outra forma, teria sido um triunfante retorno de Halford”.

“Angel of Retribution” estreou na 13º lugar na parada da Billboard 200 dos EUA, tornando o álbum  o quarto disco do Judas Priest com  melhor classificação nos país. O disco também ganhou o prêmio Metal Hammer de Melhor Álbum  em 2005. No mesmo ano, as revistas Burrn! e Readers 'Pop Poll, elegeram  o álbum como “Melhor Álbum do Ano” e “Melhor Capa de Álbum”.

Comentários

Postagens mais visitadas