Iron Maiden - Killer (1981)

Texto por Felipe Leonel

“Killers” é o segundo álbum de estúdio da banda inglesa de heavy metal Iron Maiden, lançado pelo selo EMI Records em 2 de fevereiro de 1981, há 40 anos.

A edição estadunidense, lançada pelos selos Harvest/Capitol Records e posteriormente pela Sanctuary Records/Columbia Records nos EUA, chegou as prateleiras norte-americanas alguns meses depois de seu lançamento oficial no Reino Unido, em 6 de junho do mesmo ano.

“Killers” foi o primeiro trabalho de estúdio com a participação do guitarrista Adrian Smith e o último com o vocalista Paul Di'Anno, demitido após problemas de performance devido ao uso de álcool e cocaína.

“Killers” também foi o primeiro álbum do Iron Maiden produzido por Martin Birch, que trabalhou com a banda por mais oito álbuns de estúdio até o disco “Fear of the Dark”, de 1992.

O álbum é o único disco de estúdio do grupo a apresentar duas canções instrumentais, ‘The Ides of March’ e ‘Genghis Khan’. “Killers” foi quase que inteiramente composto pelo baixista e líder do Iron Maiden Steve Harris, apenas as faixas ‘Twilight Zone’ e a faixa-título foram co-escritas ao lado do guitarrista Dave Murray.

As canções ‘Murders in the Rue Morgue’, baseado na história homônima de Edgar Allan Poe, e ‘Prodigal Son’, foram compostas meses antes das gravações de seu primeiro disco homônimo de 1980. Nenhuma delas chegou a ser gravada profissionalmente até as sessões de “Killers”. Ainda sim, uma versão mais crua da música ‘Wrathchild’ chegou a ser gravada em 1979 e apresentada na compilação “Metal for Muthas”.

“Killers” alcançou o 1º lugar na UK Albums Chart, permanecendo por lá por oito semanas, e chegou a 78ª posição na parada da Bilboard 200.

“The Killer World Tour” apresentou os primeiros shows da banda pelos Estados Unidos, iniciada no hotel e cassino The Aladdin, em Las Vegas, como banda de apoio, dos também britânicos, Judas Priest.

Atualmente, ‘Wrathchild’ é a única faixa do álbum tocada regularmente ao vivo, aparecendo em quase todas as turnês.


Comentários

Postagens mais visitadas