Bruce Dickinson - Skunkworks (1995)


Texto por Felipe Leonel

“Skunkworks” é o terceiro álbum de estúdio do vocalista inglês de heavy metal Bruce Dickinson, lançado pelo selo Sanctuary Records em 19 de fevereiro 1996, há 25 anos. 

“Skunkworks” é o primeiro e único álbum a apresentar em sua formação os músicos Alex Dickson (guitarra), Chris Dale (baixo) e Alessandro Elena (bateria), reunidos originalmente para a turnê de apoio do disco “Balls to Picasso” (1992), se separando ainda no final de 1996. 

Dickinson pretendia que “Skunkworks” fosse o nome de uma nova banda liderada pelo vocalista, assim como o nome de seu disco de estreia. No entanto, a gravadora acabou não dando o aval para o novo projeto.

“Skunkworks” foi produzido por Jack Endino, mais conhecido pelo álbum de estreia do Nirvana, “Bleach” (1989). O nome do álbum é uma referência ao Skunk Works, departamento de projetos avançados da Corporação Lockheed Martin fabricante de produtos aeroespaciais criada em 1995 e responsável por dezenas de aviões militares.

O álbum teve mudanças drásticas de estilo, fugindo do hard rock tradicional de seus discos anteriores, “Tattooed Millionaire” (1990) e “Balls to Picasso” (1994), para um som mais alternativo misturando elementos de diferentes gêneros como o progressivo do Rush e o grunge do Soundgarden. A mudança causou polêmica entre os fãs e não chegou a agradar a crítica em seu lançamento. 

A arte da capa foi criada pelos artistas Storm Thorgerson e Richard Manning, dois designers da extinta Hipgnosis. A arte apresenta aos pés de uma árvore com folhagem em forma de cérebro totalmente espelhado. Dentro do álbum, os rostos dos membros da banda também representados em imagens espelhadas na intenção de causar estranheza ao olhar.

A turnê promocional do disco começou ainda no Reino Unido passando pelos EUA ao longo de 1996. Apesar das mudanças sonoras, a turnê de “Skunkworks” foi a primeira em que Dickinson incluiu uma música de sua antiga banda, uma versão ligeiramente reformulada da canção ‘The Prisoner’. 

Em 2005, o relançamento de “Skunkworks” incluiu canções inéditas e o EP “Skunkworks Live”.

Comentários

Postagens mais visitadas