Black Sabbath - Cross Purposes (1994)



Texto por Felipe Leonel

“Cross Purposes” é o décimo sétimo álbum de estúdio da banda de rock inglesa Black Sabbath, lançado pelo selo I.R.S Records em 31 de janeiro de 1994, há 27 anos.

Após o final da turnê de “Dehumanizer” (1992), que manteve a mesma formação do álbum “Mob Rules” (1981) com Ronnie James Dio no vocal, Vinny Appice na bateria, Tony Iommy na Guitarra e Geezer Butler no baixo, o grupo se viu e meio a brigas e problemas criativos, forçando a saída de Dio e Appice da banda.

Os dois foram substituídos por Tony Martin, que até então já havia sido vocalista do Black Sabbath em três discos de estúdio, e Bobby Rondinelli, ex-baterista do Rainbow. Geezer Butler permaneceu temporariamente com o grupo deixando a banda antes da gravação do álbum “Forbidden”. Rondinelli deixou as gravações do álbum "Terrified" do Quiet Riot para se juntar ao Black Sabbath. “Cross Purposes” foi gravado no Monnow Valley Studio, no País de Gales.

Assim como um single promocional, a faixa ‘Hand That Rocks the Cradle’ também ganhou um videoclipe dirigido por Mark Weiss. O vídeo, em preto e branco, apresenta a banda tocando ao vivo entrertado por imagens de uma jovem. Segundo Martin, a música fala sobre Beverly Allitt, uma enfermeira de um hospital infantil na Inglaterra que foi condenada por infanticídio em série em 1993.

A canção ‘Cardinal Sin’ tinha era originalmente intitulada como ‘Sin Cardinal Sin’, mas um erro de impressão na capa fez com que a primeira palavra fosse removida. A banda acabou simplesmente adotando o título como o nome oficial da música. A faixa ‘What's the Use?’ foi lançada apenas na edição japonesa e vinha com um adesivo gratuito grátis da arte da capa.

‘Psychophobia’ fala sobre Vernon Wayne Howell, mas conhecido como David Koresh, líder de uma seita chamada Ramo Davidiano que acreditava ser Koresh o seu último profeta. Koresh e mais 54 adultos e 21 crianças morreram queimados durante uma investida do Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives, que levou ao chamado Cerco de Waco pelo FBI e terminou com o incêndio da sede dos seguidores do Ramo Davidiano, em Monte Carmelo, nas adjacências da cidade de Waco, no Texas.

“Cross Purposes” alcançou a 122º posição nas paradas da Billboard 200 dos EUA e o 41º lugar nas paradas da Billboard 200 do Reino Unido. Na Finlândia e na Suécia, o álbum alcançou a 9ª posição.

Em julho de 2014, a revista Guitar World classificou “Cross Purposes” em 6º lugar na lista "Superunknown: 50 Iconic Albums That Defined 1994".

Comentários

Postagens mais visitadas