O Que Aconteceu Ao Homem Mais Rápido do Mundo? (2010)

Capa nacional de "O Que Aconteceu Ao Homem Mais Rápido do Mundo?"

Por Felipe Leonel

Você já imaginou um mundo onde super heróis e super heroínas não tivessem que se preocupar em esconder suas identidades reais, não precisassem usar trajes tecnológicos ou capas extravagantes, que não tivessem grandes dilemas pessoais em suas vidas e que não precisassem se manter em completo alerta enquanto seus maiores inimigos executam planos malignos? 

É em um cenário assim, quase real, que o protagonista de "O Que Aconteceu Ao Homem Mais Rápido do Mundo?" (Whatever Happened to the World's Fastest Man? by Dave West), Bobby Doyle, vive. Nesse universo de super poderes, esse rapaz britânico e de classe média se torna um salvador e um grande herói, mas de forma totalmente anônima e sem nenhum conhecimento de qualquer um.  

E ainda que o título da graphic faça uma clara referência a uma super velocidade, o poder do protagonista não é exatamente esse. Bobby possui um super poder muito mais interessante, o jovem tem a capacidade de parar o tempo, uma habilidade que, ao longo da história, se mostra tanto uma benção quanto uma maldição. 

Na trama de "O Que Aconteceu Ao Homem Mais Rápido do Mundo?", quando um terrorista decide plantar uma bomba no centro de Londres, mais especificamente na nova Torre Prometheus, causando pânico generalizado em toda a população, apenas uma pessoa com os poderes de Bobby pode ajudar a resolver o problema. 

Na perspectiva do protagonista, o tempo para completamente. Enquanto isso ocorre, nada ao redor envelhece, nada ao redor muda… com exceção do próprio Bobby. A cada uso de seu poder, seu corpo e sua mente continuam avançando no tempo, ou seja, Bobby se torna cada vez mais velho enquanto todo o restante do mundo continua da mesma maneira. 

A cada momento em que precisa restaurar a continuidade do tempo, seja para resgatar alguém ou mover algo, o tempo retorna rapidamente dando a impressão de que o herói é super veloz. 

O fato aqui é que o poder de Bobby, além de algo incrível, também acaba sendo sua grande fraqueza, já que isso faz com que ele envelheça durante o processo de uso de sua habilidade não permitindo até mesmo interagir com o mundo ao seu redor de forma complexa.

Essa é uma sacada excelente que ajuda o enredo a criar alguns dramas intensos, por exemplo, enquanto o tempo está parado, Bobby fica totalmente impedido até mesmo de abrir uma simples porta.


Nesse ínterim todo da história, a trama se desenrola de forma relativamente lenta, mas muito brilhantemente, enquanto acompanhamos a saúde mental de Bobby deteriorando-se página a página até que ele, de certa forma sozinho e isolado por tanto tempo, comece a descobrir mais sobre a bomba e inferindo suas tentativas de desativá-la 

"O Que Aconteceu Ao Homem Mais Rápido do Mundo?" traduz muito bem várias das mudanças e conversões do conceito do herói clássico criado no final dos anos 1930 ao longo de sua trama e também na construção de seus cenários. 

A HQ também consegue explicar tudo aquilo que determina o funcionamento das regras de conduta e ideologias dos super heróis, de como o crime deve ser combatido e até mesmo as vestimentas de cada um. Aqui, é possível compreender o conceito de herói sendo externalizado em toda sua capacidade ficcional sem tirar o pé do chão ao mesmo tempo em que se apresenta em novas perspectivas de personalidade. 

Além de toda a trama absurdamente emocional, um outro destaque que chama muito a atenção é a capa dessa graphic que emula uma passagem apenas citada na HQ e ainda dá algumas dicas sobre elementos importantes da trama, mas sem revelar nada sobre, por exemplo, a própria Torre e os sobreviventes de acidente de trem que está ligado diretamente à Bobby. 

Originalmente lançada pela Accent UK em 2009, no Reino Unido, no Brasil a edição ficou a cargo da Gal Editora já em 2010. Uma curiosidade entre as duas é que ambas foram lançadas no dia 1º de janeiro. A versão nacional é bastante caprichada e traz uma história inédita não lançada na versão britânica, um conto de poucas páginas mostrando uma aventura super emocional de Bobby durante a infância em um resgate de seu cachorro de estimação. 

Infelizmente, seguindo os padrões da original, o letramento utilizado na graphic não é das mais bonitas e deixa a impressão de foi feito por alguém inexperiente utilizando uma fonte serifada qualquer disponível nas configurações básicas do Word. Talvez o único deslize desse trabalho tão incrível. 


Capa original "Whatever Happened to the World's Fastest Man?"

                    Trailer de "O Que Aconteceu Ao Homem Mais Rápido do Mundo?"

Comentários

Postagens mais visitadas