Três Dedos - Um Escândalo Animado (2009)


Fora da Caixa: Para quem procura por coisas diferentes ao seu redor

Por Felipe Leonel

Obras documentais que retratam com fidelidade momentos históricos factuais de forma tão detalhada e com uma combinação tão fervorosa de amor e ódio em cada fala de seus personagens são bem raros de achar, mas não impossíveis. Quando se trata de um trabalho documental de qualidade, as nuances de cada entrevista, o preciosismo da pesquisa e a falta de medo de mostrar tudo o que deve ser mostrado sem pudor são essenciais. E em “Três Dedos - Um Escândalo Animado” é possível encontrar todos esses elementos.

Bom, com toda certeza é possível encontrar esses elementos dentro de “Três Dedos”, e muito mais do que isso na verdade, mas se não fosse por um detalhe do tamanho de um elefante, o quadrinho não retrata uma história real, mas é como se o fizesse, já que tudo ali dentro da trama te convence de que, de alguma forma, isso aconteceu realmente. 

Essa foi a impressão que tive quando li a obra pela primeira vez, e pra ser sincero, todas as outras vezes também, de que aquelas pessoas, aqueles animados e todo aquele universo apresentado pelo autor são, de fato, reais. 

"Três Dedos - Um Escândalo Animado" (ou apenas “Three Fingers”, no original) é uma graphic novel escrita e desenhada pelo artista estadunidense Rich Koslowski e publicada originalmente nos EUA em 2002 pela Top Shelf Productions. No Brasil, o quadrinho ganhou uma edição bem completa pela Gal Editora em 2009. 

"Três Dedos” é uma obra que mistura de forma única humor, sátira e comentário social, tudo isso apresentado em um cenário onde animais antropomórficos que são, na verdade, desenhos animados, se misturam a humanos de forma totalmente natural. A trama também cria uma reflexão sobre muitas questões políticas e sociais contemporâneas e utiliza esse cenário para enfatizar esses aspectos, tudo disfarçado de um documentário.


Tá! Legal! Mas do que se trata?

A trama de “Três Dedos” se passa em um mundo co-habitado tanto por pessoas de carne e osso quanto por pessoas animadas (pessoas que são desenhos animados vivos), e segue a jornada de um documentarista em busca de descobrir a verdade por trás de uma grande “conspiração” que levou os dois mais icônicos personagens da televisão e dos cinemas, um cineasta idealista e seu melhor amigo, parceiro e um ator animado, a cair em desgraça.  

Em “Três Dedos” somos inicialmente apresentados a esse personagem ingênuo e idealista, Dizzy Walters, um cineasta em início de carreira que procura apenas seu espaço no mundo das artes cinematográficas. Sua sorte aparece na noite em decide visitar o bairro de Animalândia, um gueto enorme onde esses seres vivem, e encontra, por acaso, uma figura enigmática, mas extremamente carismática, o talentoso Rickey Rat. É a partir desse encontro, e da nova amizade, que esses dois indivíduos acabam conquistando Hollywood e, inusitadamente, se tornando os pivôs de uma das histórias mais bizarras e dramáticas (o tal do “Ritual”) que só a meca do cinema estadunidense pode oferecer.  

Ao longo da trama, observada através da construção de um documentário e com as apresentação de uma série de imagens raras e depoimentos exclusivos de alguns dos maiores astros do cinema, como o astro coelho Pernalouca, o leitão Engasguinho, Leon Rey, Patonildo e o próprio Rickey, somos apresentados a uma grande conspiração sobre os temíveis anos de glória do cinema, além da revelação da origem desse mistério que abalou Hollywood e destruiu tantas vidas. 

É através da jornada desses dois personagens que podemos encontrar uma trama redondinha e muito bem estruturada que aborda temas polêmicos, como ganância, busca por poder e fama e manipulação da mídia nas mais estranhas tramoias e das formas mais absurdas.

Humor negro, drama, mistério e uma visão inusitada dos personagens de desenhos animados fazem da trama de “Três Dedos” uma obra essencial entregando ao mesmo tempo uma história repleta de humor afiado e comentários perspicazes sobre o funcionamento do cinema por atrás das cortinas e como cada um pode se corromper facilmente.


O que achei de "Três Dedos - Um Escândalo Animado"?

A criação de um cenário tão rico, idealizado por Koslowski em seu roteiro e sua arte fora dos padrões, apresenta aos leitores um mundo muito semelhante ao nosso, muito semelhante mesmo, já que soma o conceito do real e do fictício de uma maneira bem natural. A história traz uma mistura interessante de universos, onde somos apresentados a uma sátira interessante dos personagens criados pela Disney e Warner Bros., mas com uma roupagem ainda mais caricata. 

Uma das maiores forças desta obra é o seu humor inteligente, que consegue ser engraçado em vários pontos ao mesmo tempo que é perturbadoramente reconhecível na sua reimaginação. O autor utiliza nesse cenário uma alegoria poderosa das fraquezas humanas, enquanto oferece uma reflexão sobre uma sociedade de um período específico.

Além do humor, "Três Dedos" também se destaca pela sua arte desconexa e expressiva. Os traços cartunescos, as hachuras e a atenção aos detalhes oferecem uma experiência visual cativante que complementa perfeitamente o tom satírico da narrativa. E é nessa arte, tão característica, que o autor consegue expressar de forma muito direta quem é quem em sua trama, ou seja, é possível reconhecer nesses personagens em quem cada um se baseia antes mesmo de conhecer os seus nomes.  

No entanto, apesar de suas muitas qualidades, a obra pode não agradar a todos os leitores. Aqueles que não apreciam humor negro e sátira política podem achar a história demasiadamente ácida ou até mesmo ofensiva. A obra também apresenta alguns momentos bem pesados na trama, que vão do inocente ao sombrio a cada revelação. 

Isso pode não agradar quem gosta dos trabalhos da Disney e WB. Ainda assim, essa é uma leitura indispensável para fãs de quadrinhos que buscam uma obra longe dos supers ou mesmo que buscam algum tipo de material mais acessível ao encontrado na Europa, com muita sátira inteligente e provocativa. 

Com sua mistura única de humor afiado e ácido, comentários satíricos e arte destoante, “Três Dedos - Um Escândalo Animado” tem grande chance de deixar uma impressão duradoura em seus leitores.


Trailer de "Três Dedos: Um Escândalo Animado"

Comentários

Postagens mais visitadas