Homem-Aranha - A Última Caçada de Kraven (1987)
Por Felipe Leonel
Uma das histórias mais icônicas do Homem-Aranha, publicada pela Marvel Comics em 1987, "Homem-Aranha: A Última Caçada de Kraven" gira em torno de Sergei Kravinoff, mais conhecido como Kraven, o Caçador, que está determinado a provar que é um ser superior ao seu maior inimigo, o Homem-Aranha.
Em uma tentativa desesperada de demonstração de poder, o vilão captura e enterra o Aranha ainda vivo, assumindo sua identidade e protegendo a cidade de Nova York de maneiras cruéis e extremas. Enquanto isso, Peter Parker luta para sobreviver e recuperar sua identidade, ao mesmo tempo que enfrenta uma série de desafios físicos e mentais.
Ainda assim, “A Última Caçada de Kraven" faz parte da continuidade maior do universo do Homem-Aranha, já que, mesmo após seus eventos, Kraven se torna uma figura ainda mais complexa no universo do Aranha, mostrando uma jornada que envolve sua família e suas próprias lutas psicológicas.
Todos esses elementos acabam afetando não somente a vida de Parker, mas também as vidas de personagens-chave de seu universo, como Mary Jane Watson e também outros vilões de seus vilões.
DeMatteis é um dos autores mais influentes dos quadrinhos, além de conhecido por suas contribuições significativas tanto para a Marvel quanto DC Comics. Já Mike Zeck é um artista consagrado por seu trabalho em séries importantes do selo Marvel, ilustrando personagens de cacife da editora, como "Capitão América" e "Punho de Ferro".
Assim como outros trabalhos do roteirista, a história explora temas de identidade, obsessão e redenção, com referências a momentos anteriores do Homem-Aranha e seus confrontos com Kraven. É uma trama notável pelo seu tom sombrio e adulto, assim como sua atmosfera sombria e detalhes expressivos, abordando temas mais pesados do que o habitual nas histórias em quadrinhos de Homem-Aranha naquela época.
"Kraven's Last Hunt" foi originalmente dividida em seis partes saindo em três revistas diferentes do Aranha, sendo elas “Web of Spider-Man” números 31 e 32, “The Amazing Spider-Man” números 293 e 294 e “Peter Parker, the Spectacular Spider-Man” números 131 e 132. Posteriormente, ganhou um encadernado com todo o conteúdo compilado em um único volume.
No Brasil, a minissérie ganhou algumas edições diferentes lançadas por editoras diferentes, todas em versão encadernada. A primeira delas foi em 1991 pela Editora Abril em capa cartonada, depois em 2013 e 2018 pela Editora Salvat em capa-dura e em 2004 e 2015 pela Panini em uma edição também capa-dura e com nova capa.
Em 2023 ganhou em uma versão luxo com extras nunca lançados no Brasil - Marvel Team-Up e #128 de 1972, Amazing Spider-Man: Soul of the Hunter, Sensational Spider-Man 1996 Annual 1, What If? - como parte da coleção “Marvel Grimório”, também da Panini.
Desde seu lançamento, "Homem-Aranha: A Última Caçada de Kraven" continua frequentemente recebendo elogios, sendo considerada uma das melhores histórias do Aranha de todos os tempos, além de ser lembrada como um marco no universos dos quadrinhos de super-heróis como um todo.
Sua influência, até hoje, se estende para muito além do universo do Homem-Aranha, sendo citada como uma inspiração para outras histórias e arcos de uma penca de outros personagens dos quadrinhos.
Comentários
Postar um comentário