Batman - A Máscara do Fantasma (1993)


Por Felipe Leonel

É fácil encontrar hoje em dia uma penca de animações da DC Comics sendo lançadas direto para homevideo todos os anos. A grande maioria são adaptações de arcos  importantes dos quadrinhos, ao menos os mais significativos, e apresentam todo tipo de personagem e história. A qualidade de cada um deles é bastante variada, sendo alguns excelentes e outros bem ruins. 

Mas houve um tempo em que animações assim eram mais parcas ao público cativo. Em geral, era fácil encontrar séries animadas para a televisão, seja qual fosse o personagem, mas filmes animados de fato não saiam da cartola assim tão fácil. 

Uma dessas pérolas, e um clássico absoluto do personagem, “Batman - A Máscara do Fantasma”, lançado em 1993, é baseado na série animada "Batman: The Animated Series" (1992) e tem direção de Eric Radomski e do próprio criador da série, Bruce Timm. 


Batman: Mask of the Phantasm”, no original, apresenta um enredo que gira em torno de uma falsa acusação sobre o Batman, que é incriminado por uma série de assassinatos cometidos por um misterioso vigilante mascarado conhecido apenas como "O Fantasma”. 

Enquanto tenta limpar seu nome, Batman se depara com seu passado, incluindo seu relacionamento com Andrea Beaumont, uma antiga paixão de sua juventude, e sua decisão de se tornar o Cavaleiro das Trevas. Além de seu roteiro muito bem amarrado e trama cativante, o longa animado também se destaca por capturar a essência do herói de forma brilhante. 

Também consegue explorar aspectos do passado do personagem adicionando ainda mais profundidade emocional à sua história. E é com a introdução do personagem de Andrea Beaumont que a trama consegue oferecer uma perspectiva única sobre o impacto que Bruce Wayne/Batman tem sobre as pessoas ao seu redor.

Produzido pela Warner Bros. Animation e distribuído pela Warner Bros. Pictures, “Batman - A Máscara do Fantasma” foi lançado nos cinemas estadunidenses como um filme independente, apenas utilizando a mitologia já estabelecida na animação, também sendo lançado posteriormente direto para vídeo no restante do mundo.


Ainda em seu lançamento, a animação recebeu ótimas críticas da mídia especializada e dos fãs que considerou o longa um dos melhores filmes de animação baseados em super-heróis já feitos. 

Mesmo hoje em dia, é frequentemente citado como um exemplo de como adaptar histórias de quadrinhos para a tela grande de maneira eficaz servindo também como influência para futuras adaptações de Batman, tanto nas séries quanto nos filmes animados. 

No elenco principal, e reprisando seus papéis na série animada, estão Kevin Conroy como Batman/Bruce Wayne e Mark Hamill com Coringa. Já a trilha sonora foi composta por Shirley Walker, que também trabalhou na série animada.

O estilo visual e animação apresentam o mesmo padrão icônico de sua contraparte televisiva, conhecida por sua estética sombria e com influência de Art Deco, contando também com cenas de ação dinâmicas e uma atmosfera que captura perfeitamente o clima sombrio de Gotham City.


"Batman - A Máscara do Fantasma" foi originalmente concebido como um lançamento direto para homevideo, mas acabou recebendo um lançamento nos cinemas em dezembro de 1993. No entanto, sua performance nas bilheterias foi afetada pelo lançamento simultâneo do longa "O Estranho Mundo de Jack".

Foi mundialmente elogiado pela crítica por sua narrativa madura, animação de alta qualidade e performances vocais impressionantes, recebendo elogios por sua capacidade de atrair tanto os fãs de quadrinhos quanto o público em geral. 

Devido ao seu sucesso, ao longos dos anos, a animação ganhou uma série de relançamentos em diferentes edições de DVD e Blu-ray, muitas delas acompanhado de vários extras, como documentários sobre a produção do filme e entrevistas com membros da equipe, ajudando a manter viva sua popularidade entre fãs antigos e novos.


Trailer original de "Batman: Mask of the Phantasm"

Comentários

Postagens mais visitadas